« Back to Resources

Segurança comunitária e território: Aspectos metodológicos sobre a defesa integral

O material que apresentamos nas próximas páginas é o resultado de vários anos de trabalho do Projeto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Pro ). Ao longo da nossa trajetória na defesa dos Direitos Humanos, e em particular em defesa da terra, do território e dos bens naturais, pudemos observar e refletir com preocupação sobre as realidades e desafios enfrentados pelas pessoas defensoras comunitárias em seu cotidiano. Assim, temos defendido a construção de reflexões, pedagógicas e formas de organização que acompanhem os coletivos e comunidades na construção de suas próprias opções para a defesa dos seus direitos. A partir disso, a segurança comunitária assumiu uma parte central nas nossas metodologias de acompanhamento organizativo, buscando favorecer a construção de condições para poder exigir e exercer os Direitos Humanos.

Este guia pretende atuar como uma janela de reflexão sobre a segurança comunitária, dirigida não somente defensoras e defensores comunitários, coletivos, comunidades em defesa da terra e do território, mas também a qualquer pessoa que resista e lute para exigir justiça, transformar sua realidade e reconstruir o tecido social através das suas próprias reflexões e práticas.

Essa é uma aposta para pensar criativamente em alternativas e propostas organizativas, políticas, e pedagógicas que contribuam para as práticas e estratégias que muitas defensoras e defensores já realizam em suas lutas pela terra e pelo território. Procuramos fortalecer os esforços coletivos, enfrentando a atual crise em matéria de Direitos Humanos, buscando construir espaços para a salvaguarda da vida comunitária.

This resource is also available in English and Spanish.

Download
Share:      
Uploaded on: May 11, 2021
Year Published: 2018


Resource Tags

Resource Type: Practitioner Resources Issues: Community Organizing, Community Paralegals, Environmental Justice, Governance, Accountability & Transparency, Other Tool Type: Manuals & Guides, Training Resources & Popular Education Languages: Portuguese Regions: > Global